Trabalho Final de Graduação

Trabalho Final de Graduação

As orientações dos Trabalhos Finais de Graduação têm buscado aliar os interesses e habilidades específicos dos orientandos às linhas de investigação abaixo relacionadas. Os projetos devem suscitar o debate crítico e transcender as exigências típicas do programa. As linhas críticas fundamentam-se na noção de ensaio, na investigação do tipo, na importância do partido para o processo criativo, e na investigação do objeto como elemento articulador do espaço urbano.

Linhas de desenvolvimento:

Projeto como Ensaio. Propõe a visão do projeto como instrumento de investigação teórica. Tem incluído os debates contemporâneos sobre o papel da história, os limites do objeto arquitetônico, as recentes transformações sociais do espaço urbano e a relação entre cidade e natureza, entre outros. Trabalha o texto crítico como discurso complementar ao desenho.

Investigações Tipológicas. Estuda a abordagem sistemática e delimitada de elementos urbanos e objetos arquitetônicos. Inclui o levantamento histórico das variações típicas dos temas escolhidos e o entendimento de seu potencial comparativo. O projeto deve explicitar a relação entre as possibilidades do construído e a conformação do espaço social.

Objeto como Articulador Urbano. Aborda o programa arquitetônico através de objetos que tenham preponderância na conformação do conjunto urbano.  Investiga os limites do objeto, as escalas urbanas, e a noção de solo. Detém-se na consolidação do partido arquitetônico e sua importância no processo criativo.

Os trabalhos desenvolvidos podem ser consultados na Midiateca FAU.