Claudio Brandão

claudiocbrandao@gmail.com

Bio

Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade de Brasília – UnB (1997) e mestre em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2019). Tem especialização em Desenho Industrial pela Scuola Politecnica di Design de Milão, Itália (1998). Cursa o doutorado em arquitetura na Universidade Federal do Rio de Janeiro pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura – PROARQ. Sua pesquisa sobre o Palácio Itamaraty em Brasília e as relações entre arquitetura, arte e design está inserida no projeto “Arquitetura e arquitetos brasileiros – séculos XIX e XX”, na área “Patrimônio, teoria e crítica da arquitetura”, dentro da linha de pesquisa “Teoria e ensino de arquitetura”.

Em Brasília, trabalhou entre 1996 e 1998 no CEPLAN – UnB, no projeto do Instituto de Artes da Universidade de Brasília e, com o arquiteto Elcio Gomes, na reforma das escolas da rede pública de ensino e na renovação das agências do Banco do Brasil.

Em Milão, trabalhou no escritório Park Associati entre 2000 e 2004 em projetos para agências do Credit Suisse, lojas e pavilhão de exposições da Telecom Italia, móveis e luminárias para a Fontana Arte e em diversos concursos de arquitetura. No Rio de Janeiro, desde 2005, atua em projetos de reforma de interiores residenciais e comerciais e com design de produtos e mobiliário. 

 

Disciplinas

Projeto Arquitetônico I | 2020.1 – atualmente
Projeto Executivo de Interiores | 2020.1 – atualmente

 

Prêmios:
2010 – 2° lugar no concurso DesignBR promovido pela loja Micasa de São Paulo com o banquinho “Bem-me-quer”.
2008 – Vencedor do 9° prêmio House & Gift de Design com o porta celular “Driinn”.
2002 – Menção honrosa na 16° edição do concurso Museu da Casa Brasileira com o cinzeiro “Ploft”.
2000 – Top ten no concurso Brasil Faz Design com o cinzeiro “Ploft”.