marinacorreia@fau.ufrj.br
Disciplinas
Projeto de Arquitetura II
Ateliê Integrado I
Bio
Marina Correia é arquiteta e professora de Projeto de Arquitetura na FAU-UFRJ desde 2018. Atualmente leciona no Atelier Integrado I (4o Semestre, PA 02), coordena a iniciativa BFK +50 Museu Nacional: Ação Projetual e Contra-Visualizações, é membro do Conselho para o Núcleo de Pesquisa e Documentação, membro do grupo de pesquisa Pensamento Crítico e Cidade Contemporânea e editora do site do Departamento de Projeto de Arquitetura da FAU-UFRJ.
Foi professora nos programas de mestrado e graduação na Spitzer School of Architecture, The City University of New York entre 2017 e 2018. Em 2018 obteve título de Doutorado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo, sob a orientação do Prof. Dr. Leandro Medrano. Em 2018 foi Visiting Scholar na Graduate School of Architecture Preservation and Planning da Columbia University. Em 2013 obteve título de mestrado em Arquitetura pela Harvard Graduate School of Design, apresentando o projeto de tese Territorial Reclaim, Clearing Strategies in Rio de Janeiro: Urban Equipment, Education and Infrastructure in the Context of Pacification, sob a orientação de Hashim Sarkis. Formada em 2006 em Arquitetura pela The City University of New York, foi aluna do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie em São Paulo em 2001 e do curso de graduação no Departamento de Filosofia na Universidade de São Paulo entre 2001 e 2003.
Sua prática profissional em arquitetura se desenvolve entre projetos de colaboração social, arquitetura de exposições, edificação, arquitetura de interiores, textos e publicações.
Alguns projetos: Casa do Músico, equipamento cultural (Estácio, Rio de Janeiro, desde 2016); Espaço Democrático de União, Convivência, Aprendizagem e Prevenção – EDUCAP (Complexo do Alemão, Rio de Janeiro, 2014-2016); Casas de Vidro, Exposição (Rio de Janeiro, 2018); After The Fact: Propaganda in the 21st Century, Exposição (Munique, 2017); Lina em Casa: Percursos, Exposição (São Paulo, 2015); Lina Bo Bardi 100 (Munique, 2014); GS408, Edifício Comercial (Lapa, São Paulo, desde 2014); Frost Street, interiores (Brooklyn, Nova York, 2017-2018).
Desde 2016 é co-editora do livro “Conversas Sobre o Urbanismo Ecológico na América Latina” (Harvard Graduate School of Design e Editora GG, Barcelona, 2019). Em 2018 publicou o texto The Plinth and The Vertical Belvedere: Identities of the Inverted Babel (Oblique, A Journal on Critical Conservation, vol. 2, Cambridge). Sua tese de doutorado, Volume em Miniatura: John Hejduk e Veneza, explora através da obra do arquiteto americano John Hejduk a dimensão crítica da arquitetura no final do século 20, propondo uma relação estreita entre a linguagem poética e seu alcance político-social. O trabalho se desenvolve a partir de discursos teóricos contemporâneos recentes que retomam o debate acerca da evolução da arquitetura moderna a partir da década de 1960 e do entendimento de uma “pós-modernidade clássica”. Três conceitos-chave são apresentados como categorias de análise projetual: geografia, identidade e simplicidade.
Entre 2004 e 2014 Foi colaboradora nos escritórios de arquitetura Isay Weinfeld (São Paulo), SOM (San Francisco), Corea Moran Arquitectura (Barcelona) e 1100:Architect (Nova York), dentre outros.