wagnerrufino3@gmail.com
Visão
Compreendo a Arquitetura e Urbanismo como uma sofisticada combinação de saberes e dimensões indissociavelmente articuladas, as quais se expressam e se rebatem no espaço construído. Observo a cidade como um aglomerado espacial socialmente produzido em determinado território, e não necessariamente restrito a este, sendo percebido e reconhecido de forma coletiva pelos grupos, e de maneira distinta por cada indivíduo. No mundo contemporâneo, o urbano se coloca como substantivo e se define como lugar do homem em contextos cada vez mais complexos e contraditórios. Nesta realidade figuram como importantes perspectivas as ações no sentido da promoção de melhores experiências estéticas e espaciais, e sobretudo, de uma realidade menos desigual, menos violenta, e mais justa.
Disciplinas
Atelier Integrado II | 2018.1
Detalhamento Arquitetônico | 2017.2
Projeto Arquitetônico IV | 2017.2
Projeto Arquitetônico II, Atelier Integrado I | 2013.1 – 2014.2
Bio
A formação de um Arquiteto e Urbanista pode ser compreendida como um percurso que se estabelece de maneira não linear ao longo da vida. A minha se inicia no período de graduação em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (1995-2001), em uma fase de intensos estudos e de grandes descobertas. Como conclusão deste período, tive a satisfação da premiação recebida no XIII Concurso Ópera Prima / Paviflex, para o Trabalho Final de Graduação de título Museu de Cultura Finlandesa de Penedo-RJ (trabalho premiado).
Após a graduação me uni a outros três jovens arquitetos e amigos – Guilherme Hallack, Gustavo Hallack e Cristiano Mattos – e inauguramos o escritório A4 Arquitetos, na Cidade de Juiz de Fora-MG. O período de trabalho como parte desta equipe foi uma gratificante experiência, devido ao número e a diversidade de projetos captados em um curto espaço de tempo. Nesta época tive inclusive a oportunidade de trabalhar por três meses como arquiteto colaborador da equipe do Escritório de Arquitetura de Almudena Gonzalez Costas, na Cidade de Vigo – Espanha.
Novas perspectivas profissionais, acadêmicas e pessoais repercutiram na minha mudança para a Cidade do Rio de Janeiro, onde ingressei no Curso de Mestrado em Urbanismo no Programa de Pós-graduação em Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROURB/FAU/UFRJ) (2004-2006). Destacam-se nesta fase o desenvolvimento de uma dissertação que visava compreender os desdobramentos espaciais de importantes transformações em curso na Cidade de Resende – RJ. Este trabalho foi parcialmente desenvolvido em um período de intercâmbio na Facultad de Arquitectura da Universidad Tecnológica de La Habana José Antonio Echeverria – Cuba, no âmbito do Programa Alfa. Ainda no mestrado, compus uma equipe com outros dois amigos arquitetos – Marcio Flavio Motta e Sandro Fassheber – para o desenvolvimento de uma proposta para o Concurso Nacional de Anteprojeto Arquitetônico para o novo Edifício Sede da Câmara Municipal de Juiz de Fora, no qual recebemos Menção Honrosa.
Após a defesa da dissertação de mestrado fui selecionado para participar do curso de especialização em Urban Land Policy and Implementation oferecido pelo Institute for Housingand Urban Development Studies da Erasmus University Rotterdam (IHS/EUR), Holanda, e pelo Lincoln Institute for Land Policy (LILP) de março a junho de 2006 na Cidade de Roterdã. Nesta oportunidade tive a satisfação de receber o título Diplomma with Commendation, emitido pelo IHS/EUR e LILP, para a monografia de conclusão de curso.
Ao retornar para a Cidade do Rio de Janeiro, dei seguimento em minha atuação no desenvolvimento de projetos em distintos momentos: como membro da equipe do Escritório Sérgio Gattass Arquitetos Associados (2006/2007), atuando na coordenação e desenvolvimento de projetos executivos; como membro da equipe do Escritório de Arquitetura Clovis Silvestre de Barros Arquitetos (2008), onde participei do desenvolvimento de projetos executivos e detalhamentos; como membro colaborador da Equipe Técnica do Plano Diretor UFRJ 2020, onde trabalhei por cinco anos, atuando em pesquisa, coordenação e desenvolvimento de planos e projetos urbanos, concepção e desenvolvimento de projetos, coordenação de projetos executivos e suporte às obras de diversos edifícios. Atualmente desenvolvo projetos de edifícios residenciais multifamiliares localizados na Cidade de Resende-RJ.
Regressei ao PROURB/FAU/UFRJ no ano de 2012 para o Curso de Doutorado em Urbanismo. Naquele momento tinha como perspectiva a compreensão da realidade no contexto da globalização, com foco sobre a produção do espaço construído em escalas territoriais e metropolitanas. Assim, a tese de título “Metro, Macro, Mega, Meta: Cidades sós” aborda como diversas escalas de territórios urbanizados se conformam inseridos na realidade urbana, expressando a diversidade e complexidade das formas do urbano (Lefebvre, 1999; Brenner, 2014). Para isso, a pesquisa foi desenvolvida tendo como caso referência o eixo de ligação entre as Regiões Metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro, estruturado pela Rodovia Presidente Dutra ao longo de parte do Vale do Rio Paraíba do Sul. Parte do desenvolvimento da tese foi realizada no Institute for Housing and Urban Development Studies / Erasmus University Rotterdam, no âmbito do Programa de Doutorado Sanduíche da CAPES, em que realizei estágio doutoral de fevereiro a junho de 2015. A tese foi defendida em maio de 2016 e indicada pela banca para concorrer ao Prêmio CAPES de teses e dissertações.
A atuação no campo da docência teve início no período do Curso de Mestrado em Urbanismo, como estagiário de docência em disciplinas oferecidas pelo DPA/FAU/UFRJ. Em 2013 fui admitido como Professor Substituto neste departamento, e tive a oportunidade de fazer parte da equipe de professores do Ateliê Integrado I (AI I), sendo esta uma importante experiência didática que expõe alunos e professores a um ímpar e valioso processo de trabalho em equipe. As primeiras experiências como professor orientador de Trabalho Final de Graduação também ocorreram neste período, destacando a participação do aluno André Suarez no 32º Prêmio Arquitetos do Amanhã, promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil / Rio de Janeiro, com seu projeto ECO | Espaço do conhecimento: um novo começo para Nova Friburgo, o qual recebeu Menção Honrosa.
Após a conclusão do Doutorado em Urbanismo fui admitido em 2016 como Professor Auxiliar no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Veiga de Almeida (UVA), onde leciono nas disciplinas de Projeto de Complexo Multifuncional, Projeto de Equipamento Público, Teoria da Arquitetura Moderna e Teoria da Arquitetura Contemporânea. Para além da atividade de docência, sou membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso e coordeno a pesquisa acadêmica no âmbito do Programa de Iniciação Científica da UVA, com o título “A inclusão do BRT no mapa da exclusão: estudo sobre o Município do Rio de Janeiro”.
Em 2017 ingressei como Professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Redentor (FacRedentor), na Cidade de Paraíba do Sul, Estado do Rio de Janeiro, onde atuo como professor das disciplinas de Composição da Forma II, Composição da Forma III e Projeto Integrador I.
Ainda em 2017, tive a satisfação de ser novamente admitido na FAU/UFRJ para mais uma experiência como Professor Substituto do DPA/FAU/UFRJ. Nesta oportunidade lecionei no período 2017-2 na disciplina de Projeto Arquitetônico IV (PA IV) e na disciplina eletiva Detalhamento Arquitetônico, e atualmente faço parte da equipe de professores do Atelier Integrado II – o atelier de projeto urbano da FAU/UFRJ – e oriento quatro alunos em seus Trabalhos Finais de Graduação.