Marcos Araújo

marcos.araujo.arquiteto@gmail.com

EVOLUÇÃO DO PROJETO HOSPITALAR:

No passado:

• Tratamento Médico ligado a serviços religiosos (dor sem causa visível)
  • Ligação / Influência > Templos / Hospitais.
  • Saturno, Esculápius, Hygiéia > Repouso dos doentes > Documentos históricos indicam a  existência desses templos na Babilônia, Egito, Grécia e Índia.
  • – 4.000 A.C. – Algumas religiões curavam através de dietas.Cirurgias plásticas – Egito: embelezar olhos e nariz.Índia: Disfarçar amputação do nariz – adultério.
  • Exército Romano – Primeiramente os feridos eram enviados de volta. Mais tarde, com a extensão das fronteiras “Valetudinárias”, eram construídas tendas, em pontos estratégicos, formando um  pátio central, onde eram colocadas imagens dos deuses, para onde se abriam as enfermarias.
  • 542  Hotel-Dieu de Lion – França (começou a funcionar, só em 829 ficou todo pronto).
  • 1524  Hospital Jesus de Nazareth – México (é o mais antigo do continente americano).
  • 1639  Hospital-Dieu de Quebec (ajuda “Cidadãos Franceses de Boa Vontade).
  • 1644  Hospital-Dieu de Montreal (ajuda “Cidadãos Franceses de Boa Vontade).
  • 1713  Philadelfia Almshouse (criado pelos Quakers para doentes mentais, hoje é o Philadelfia General Hospital).
  • 1773  Grande New York Hospital.
  • 1856  Fundação da Cruz  Vermelha.

No Brasil:

•   Época Colônia  “Degredo da Bexiga” – Ilha de Villegaignon, RJ.
  • 1582  Santa Casa da Misericórdia – hoje R. Santa Luzia, RJ (era um modesto hospital, onde o  Frei Miguel de Contreiras atendia os marujos da esquadra de Flores de Valdez).
  • 1852  Santa Casa da Misericórdia – verdadeira inauguração (comprada em 1838 pelo provedor José Clemente Pessoa) – projeto dos Arquitetos: Domingos Monteiro e José Maria Jacintho    Rabello e finalmente, na última etapa, Bitencourt Silva.

Nos tempos atuais – (desde 1942, nos Estados Unidos) o projeto começou a ser elaborado com unidades separadas e projetadas proporcionais ao número de leitos totais. O número de leitos para hospitais de agudos (baixa permanência) era calculado na proporção de 4,5 a 5.5 leitos / 1000 hab.,variando em função, maior ou menor, do atendimento preventivo da localidade.

Começaram a levar em consideração:

– Separação de fluxos de pacientes externos e internos, ambulância, serviços etc.

– Qualidade do entorno para escolha de terrenos.

– Orientação – insolação, ventos etc.

– Sistemas construtivos – modulação.

– Projeto da área externa.

– Humanização.

Projeto de Espaços para Saúde  | 1976  – atualmente

Bio

Possuo graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ (1974). Atualmente sou professor do terceiro grau – Adjunto IV da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ.

PARTICIPAÇÕES EM CONCURSOS PÚBLICOS DE ARQUITETURA:

2002       Centro de e Convenções da Cidade Nova.
                Av. Presidente Vargas, Centro – RJ.
               Classificação: 1º Lugar.

Trabalho realizado com o Arquiteto Luis Carlos Toledo.

2002       Hospital Municipal de Quissamã.
               Classificação: 1º Lugar.

Trabalho realizado com o Arquiteto Luis Carlos Toledo.

TRABALHOS REALIZADOS PARA A UFRJ – ESTUDOS E PROJETOS:

• Posto Médico para a “ Vila do João “ – Favela da Maré – RJ.
  • Posto Médico para a “ Vila dos Pinheiros “ – Favela da Maré – RJ.
  • Transferência da Maternidade Escola de Laranjeiras para o Hospital Universitário da UFRJ.
  • Núcleo de Atendimento ao Deficiente Grave para o Hospital Universitário da UFRJ.

PUBLICAÇÕES:

• Rede Médico Hospitalar.
  • Normas e Padrões para Projetos Hospitalares de Pequenos e Médios Portes.

DISTINÇÕES E PRÊMIOS:

VOTO DE LOUVOR – Congregação da FAU-UFRJ pelo Projeto do Posto Médico para a “ Vila do João “.

VOTO DE LOUVOR – Colegiado do Departamento de Planejamento de Arquitetura da FAU-UFRJ pela chefia deste Departamento.

VOTO DE LOUVOR – Diretoria da FAU-UFRJ pelo trabalho realizado a fim de obter vaga para Concurso Público de Professor Titular para o Departamento de Planejamento de Arquitetura da FAU-UFRJ.

PROFESSOR HOMENAGIADO – Pelos alunos da FAU-UFRJ nas Solenidades de Formaturas em:

•  1998 – 1º  semestre
  • 1998 – 2º  semestre