Projeto de Arquitetura IV

O objeto dos exercícios didáticos de PA-4 é o edifício multiprogramático em centro consolidado de bairro. Tanto um problema como o outro se caracterizam por um grau de complexidade superior a aquele enfrentado nos exercícios das disciplinas de projeto que antecedem esta.
Esta complexidade é marcada tanto pelas relações mais tensas entre o edifício e o entorno urbano, que resulta da multiplicidade de acessos imposta pelos programas mistos, como pela complexidade dos centros de bairro marcados por forte uso comercial ao nível do térreo e pelos fluxos lindeiros que estes usos produzem. Também pelos programas comerciais e de serviços e pela alta rotatividade que estes impõe aos fluxos de uso dos espaços de acesso e distribuição de circulações, bem como pelos problemas compositivos e estruturais decorrentes da variabilidade dimensional entre os compartimentos típicos dos diferentes tipos de usos que se distribuem ao longo do plano vertical da composição.

O curso segue o desencadear natural do desenvolvimento de um projeto desse porte:

– eleição, reconhecimento e análise do terreno, das pré-existências, de seu entorno imediato e das relações deste último com os contextos paisagísticos e urbanos nos quais ele se insere em diferentes escalas.
– construção de um programa de usos consistente com o lugar e com as tendências contemporâneas (Bernard Tschumi, Rem Koolhaas, Guilherme Lassance) do pensamento sobre o problema dos usos em sua relação com as estruturas físicas do edifício.
– resolução dos problemas fundamentais de inserção e implantação por meio de análises gráficas e maquetes volumétricas inseridas na maquete contextual.
– resolução esquemática dos problemas de acesso, distribuição vertical e horizontal de circulações e zoneamentos dos usos.
– composição das plantas, fachadas e cortes considerando os planos programáticos e estruturais e com a resolução dos problemas de materialidade e composição estrutural decorrentes.