Projetos

Projetos Premiados e Intervenções

Projeto de Arquitetura 1

3º semestre

A disciplina de Projeto Arquitetônico 1 explora o conceito amplo de espaço público, não apenas restrito ao espaço livre público que a expressão costuma designar como área externa às edificações, mas que inclui também o projeto de uma ou mais edificações capazes de abrigar pequenos equipamentos públicos de bairro. Tanto as edificações, quanto os espaços externos que lhes são adjacentes devem assim compor uma proposta articulada de intervenção. Localizada no terceiro semestre do curso, a disciplina confere ênfase ao desenvolvimento do raciocínio mobilizado na tomada de decisões iniciais de projeto relativamente a um determinado contexto existente. Essa ênfase implica a introdução de conceitos teóricos relativos à leitura da paisagem e do ambiente construído que são instrumentais ao estudo das características físicas e sociais próprias ao contexto de intervenção. A essa leitura, acrescenta-se uma análise interpretativa de referências projetuais visitáveis que visa favorecer o entendimento da relação entre as decisões estruturadoras do projeto e as qualidades vivenciadas em situação na cidade.

Projeto de Arquitetura 3

5º semestre

A disciplina Projeto Arquitetônico III se dedica a projetos de edificações institucionais. A disciplina explora a conceituação dos mecanismos projetuais relacionados a tipos e paradigmas históricos dos edifícios de uso institucional, adotando como temas centrais de investigação os usos e suas inter-relações: conexões, circulações e fluxos. Consideramos também, os fatores ambientais, a relação entre a forma e o uso dos espaços, a relação entre o edifício institucional e o contexto urbano, e entre a ação emocional do espaço urbano e exigências culturais. Para tanto,  busca-se incluir no projeto resultante a definição de materiais e detalhes arquitetônicos básicos.

Ateliê Integrado 2

8º semestre

O Ateliê Integrado 2 propõe a investigação da complexidade urbana através do projeto.  As áreas de interesse têm forte relação com o centro da cidade do Rio de Janeiro e caracterizam-se por processos de transformação intensos e recentes, como a densificação, a transformação de usos e a diversificação de seu conjunto de elementos. O Ateliê estimula práticas coletivas de análise da situação existente. A leitura tipológica de sistemas e estruturas preexistentes serve de base para a identificação de dinâmicas espaciais que transcendem as tipologias.  A noção de recorte como determinação de uma escala de trabalho e delimitação das variáveis físicas e teóricas constitui a base para o desenho do problema de projeto. Com foco no entendimento das diferentes estratégias de transformação urbana, o ateliê busca desenvolver a autonomia investigativa, a capacidade de construir o problema a ser abordado e a proposição criativa e específica para o espaço social urbano.

Ateliê Integrado 1

4º semestre

O Ateliê Integrado 1 é uma estrutura acadêmica vinculada à direção da FAU, que coordena recursos humanos e acadêmicos de diferentes departamentos para a concepção de um projeto de habitação coletiva que integre distintos sistemas na concepção arquitetônica proposta, quais sejam: espaços edificados, espaços livres, estrutura e saneamento. Do ponto de vista da complexidade escalar, visa exercitar o domínio das diferentes escalas – do ambiente urbano à unidade residencial. Do ponto de vista programático, objetiva habilitar o estudante a projetar conjuntamente os espaços livres e edificados, como um só projeto, espacializando as diferentes funções e atividades, pertinentes a cada qual. Do ponto de vista compositivo, busca capacitar o estudante para o projeto de múltiplos volumes de médio porte, entendendo o espaço livre e o espaço edificado como um sistema de espaços integrado à paisagem urbana. Do ponto de vista técnico, apresenta ao estudante a potencialidade dos diversos sistemas estruturais e construtivos, trabalhando a materialidade da composição e evidenciando a necessidade dos projetos infraestruturais serem concebidos simultaneamente ao projeto arquitetônico integrado. A concepção do projeto é pensada de modo sistêmico, onde distintas “lógicas” de projeto são concebidas de modo inter-relacionado e interdependente, embora em relativa autonomia. A análise prévia da paisagem e a inserção urbana do terreno junto à problematização do programa proposto são base para o exercício projetual, visto como um gesto de intervenção na paisagem urbana.

Projeto de Arquitetura 4

6º semestre

A disciplina Projeto Arquitetônico 4 explora novas formas de produzir e pensar o ambiente de trabalho. A disciplina parte do princípio de que a evolução tecnológica tem o potencial para efetuar grandes transformações na arquitetura de espaços de trabalho. As relações entre o homem e o ambiente construído têm se modificado de maneira muito mais lenta que a evolução tecnológica e suas modificações na sociedade. A disciplina investiga as novas formas de trabalho coletivo, como “co-working”, o trabalho à distância possibilitado pela conectividade proporcionada pela internet, e também o “design thinking”. Estas questões se juntam aos tradicionais problemas construtivos e de representação gráfica. Devido ao caráter prático da disciplina, o veículo das discussões é um projeto de edifício de escritórios que busca se adequar a todas essas demandas, abordando questões relacionadas a estética e à percepção desta tipologia, à obsolescência, segurança, racionalidade estrutural, modulação, novos parâmetros de consumo de energia e meio ambiente, legislação urbanística e edilícia, preceitos do mercado imobiliário e às pré existências e condicionantes do terreno urbano.

Projeto de Interiores

6º semestre

Estudo e projeto de interiores de espaços residenciais, teoria do projeto e metodologia da prática de interiores, escalas métricas e campo visual. Conceituação dos espaços pertinentes, elementos que compõem o interior. Princípios da composição. Circulações, mobiliário, equipamentos. Instalações elétricas e sua representação gráfica no projeto de interiores. O material, a cor, a textura, a forma, a função. Ambiente e comportamento. O novo, a reciclagem e a reforma.

As orientações dos Trabalhos Finais de Graduação têm buscado aliar os interesses e habilidades específicos dos orientandos às linhas de investigação abaixo relacionadas. Os projetos devem suscitar o debate crítico e transcender as exigências típicas do programa. As linhas críticas fundamentam-se na noção de ensaio, na investigação do tipo, na importância do partido para o processo criativo, e na investigação do objeto como elemento articulador do espaço urbano.

Linhas de desenvolvimento:
– Projeto como Ensaio. Propõe a visão do projeto como instrumento de investigação teórica. Tem incluído os debates contemporâneos sobre o papel da história, os limites do objeto arquitetônico, as recentes transformações sociais do espaço urbano e a relação entre cidade e natureza, entre outros. Trabalha o texto crítico como discurso complementar ao desenho.
– Investigações Tipológicas. Estuda a abordagem sistemática e delimitada de elementos urbanos e objetos arquitetônicos. Inclui o levantamento histórico das variações típicas dos temas escolhidos e o entendimento de seu potencial comparativo. O projeto deve explicitar a relação entre as possibilidades do construído e a conformação do espaço social.
– Objeto como Articulador Urbano. Aborda o programa arquitetônico através de objetos que tenham preponderância na conformação do conjunto urbano.  Investiga os limites do objeto, as escalas urbanas, e a noção de solo. Detém-se na consolidação do partido arquitetônico e sua importância no processo criativo.

Os trabalhos desenvolvidos podem ser consultados na Midiateca FAU.

Eletivas

por projeto executivo

9º semestre

Edifício Comercial
Habitação Multifamiliar
Interiores
Restauro

livre escolha

após o 4º semestre

Arquitetura da Cidade
Arquitetura e Ambientes de Saúde
Conceitos Gerais de Arquitetura
Estratégias de Concepção do Edifício Contemporânea
Relação entre Teoria e Prática na Arquitetura
Tipologia em Arquitetura