coelhoglauci@gmail.com
Visão
A arquitetura é um artefato complexo que deve ser considerado pertencente a um sistema de objetos, tal como enunciado por Josep María Montaner, entre as relações políticas às culturais e urbanísticas que estruturam a paisagem transformada pela história da humanidade. A arquitetura que desponta no século XXI precisa olhar a forma como algo que é estruturado no contexto de cada lugar, não só como arte, mas sobretudo como esclarece Bruno Zevi, como técnica que ganha vida através das interrelações que emergem no ambiente da cidade.
Disciplinas
Projeto de Interiores | 2017.1 – atualmente
Bio
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (1998).
Mestre em Teoria e Projeto de Arquitetura pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura – PROARQ/UFRJ (2004).
Doutora em Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Urbanismo – PROURB/UFRJ (2015), com intercâmbio de estágio doutoral no Instituto de Urbanismo da Universidade de Montreal (2011).
Participou como pesquisadora de iniciação científica na pesquisa “Direito e Urbanismo”, sob a liderança de Rosângela Lunardelli Cavallazzi, do Diretório de Grupos de pesquisa do CNPq. Atualmente participa como colaboradora na pesquisa “Formas de habitar a cidade: a ação dos pobres pela moradia”, coordenada pela professora Luciana da Silva Andrade.
Na prática profissional destaca-se, principalmente, a atuação entre 1998-2001 no escritório de Demetre Anastassakis, nos projetos Favela-Bairro Parada de Lucas e Vigário Geral, Projeto de Recuperação Ambiental e Promoção Social de Novos Alagado em Salvador, e no Projeto de reutilização, restauro e transformação de uso para habitação social de sobrados em ruínas no Centro Histórico de Salvador. No período entre 2007-2010 foi subsecretária e secretária adjunta de habitação e projetos urbanos da Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu, onde, entre outras atividades, foi integrante da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento do Contrato de Execução de Serviços relacionados à Consultoria para elaboração de pesquisa e diagnóstico urbano para subsidiar a política urbana e a revisão do Plano Diretor e da legislação urbana.
Integrou, entre 2012 e 2016, o quadro docente do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unigranrio, em que foi professora adjunta principalmente nas disciplinas “meios de expressão I”, “projeto de arquitetura I”, “projeto de arquitetura IV” e “análise urbana e composição da paisagem I”. Além disso colaborou com o curso de Design de Interiores: Crítica, Método Projetual, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e foi professora substituta de desenho de arquitetura na FAU-UFRJ entre 2013-2016.
Atualmente é novamente professora substitua da FAU-UFRJ no Departamento de Análise e Representação da Forma, na disciplina de Desenho de Arquitetura; e no Departamento de Projetos de Arquitetura. na disciplina de Projeto de Interiores.