Guilherme Lassance

glassance@gmail.com

Bio

Professor associado e vice-diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU-UFRJ). Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Urbanismo (PROURB-UFRJ). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. 

Foi Diretor Adjunto de Ensino de Graduação da FAU-UFRJ (2006-2010). É pesquisador associado do Laboratoire Etudes en Architecture Potentielle (LEAP) da Universidade de Montreal, membro do Conselho Científico do Laboratoire Infrastructure, Architecture, Territoire (LIAT) da Escola Nacional Superior de Arquitetura de Paris-Malaquais. 

Disciplinas

Projeto de Arquitetura I
Projeto de Arquitetura para Cidade Contemporânea

De 1998 a 2002, foi professor e membro do Conselho Científico e Pedagógico (CPR) da Escola Nacional Superior de Arquitetura de Toulouse, França. De 2012 a 2018 foi crítico convidado e professor associado visitante no Programa de Urban Design da Graduate School of Architecture, Planning and Preservation da Universidade de Columbia em Nova York. Em 2015 foi bolsista do programa Visiting Teachers da Architectural Association School of Architecture de Londres. Foi co-organizador da coletânea Leituras em Teoria da Arquitetura e co-autor do livro Rio Metropolitano: guia para uma arquitetura, ambos agraciados com prêmios nacionais e internacionais. Além de experiência profissional pregressa como arquiteto projetista na França, tem coordenado diversos projetos de arquitetura do Arquilab, Atelier Universitário da FAU-UFRJ. Como pesquisador, atua principalmente nos seguintes temas: processos de concepção, arquitetura e urbanismo contemporâneos, ensino do projeto e teoria da arquitetura e do urbanismo. Formação: Graduação em Arquitetura (Architecte Dplg – Diplômé par le Gourvernement) – Escola Nacional Superior de Arquitetura de Toulouse (1992), Mestrado em Ambiances Architecturales et Urbaines (DEA) – Escola Nacional Superior de Arquitetura de Nantes (1994) e Doutorado em Ciências da Arquitetura – Universidade de Nantes (1998).